sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Guerra ao usurpador! (Papai Noel é São Nicolau?)



"Todos os anos nossas cidades são invadidas pela figura ridícula de um velhote barrigudo, vestido de vermelho e conduzindo uma charrete puxada por veadinhos voadores, todo agasalhado em nosso escaldante verão tropical. Em plena época do Natal de Nosso Senhor, querem impingir essa figura grotesca às crianças, para que substitua no coração delas o Menino Jesus que veio ao mundo para a nossa salvação. E ainda há quem pretenda justificar essa barbaridade neopagã, fazendo ligações inexistentes entre a figura mitológica do Papai Noel e São Nicolau, um santo católico que realmente existiu e que nada tem a ver com esse personagem de lenda (São Nicolau viveu na Ásia Menor, não no Pólo Norte!!!). O leigo católico Hugo Ferreira Pinto desmonta esta e outras falácias no artigo a seguir. Destacamos com negrito as passagens que julgamos mais significativas".

Por Hugo Ferreira Pinto

Mas... Por quê? Papai-Noel é São Nicolau, santo da Igreja Católica!!!

Que seja! Mas nunca, nunca mesmo, um santo da Igreja Católica se colocaria no lugar do Menino Jesus! Pelo contrário, os Santos dizem: ?É preciso que Jesus cresça e eu diminua!? (Jo, 3,30).

Alguém dirá: Certamente que o velhinho tão querido, ?Papai Noel?, não é uma criação pagã. Porém ele é, e o seu caráter verdadeiro não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam!

O nome ?Papai Noel? (em inglês, ?Santa Claus?) seria uma corruptela do nome ?São Nicolau?, um Bispo romano que viveu no século V. Leia na Enciclopédia Britânica, vol.19, páginas 648-649, 11ª edição inglesa, o seguinte: ?São Nicolau, Bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro... A lenda de sua dádiva oferecida as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido...? diz se ter originado o costume de dar presentes as escondidas no dia de São Nicolau (6 de dezembro), o que mais tarde foi transferido para o dia de Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau (Papai Noel), que sorrateiramente a idéia é fazê-lo substituir o Papai do Céu.

Durante o ano os pais castigam suas crianças por falarem mentira. Então na época de Natal, contam-lhes esta tamanha mentira do Papai Noel! Será demais pensar então que muitos deles ao crescerem e conhecerem a verdade, comecem a acreditar também que Deus é um mito?

Um rapazinho, sentindo-se triste e desiludido sobre a verdade de Papai Noel, comentou com o seu companheirinho: ?Eles vão ver. Vou investigar também essa história de Jesus Cristo?. É um ato cristão ensinar às crianças mitos e mentiras? Deus declara: ?Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.? (Êxodo 20,16). Pode ser que pareça certo, e que seja justificável pela razão humana, porém Deus acrescenta: ?Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.? (Provérbios 14,12).

?Eu gostaria de sublinhar que a influência nefasta do demônio e de seus seguidores vem habitualmente exercitada através do engano, da mentira, da dissimulação e da confusão. Como Jesus é a Verdade (cf. Jo 8, 44), assim o diabo é o mentiroso por excelência. Desde sempre, desde o princípio, a mentira foi sua estratégia preferida. Não há nenhuma dúvida de que o diabo procura induzir as pessoas na rede da mentira, pequena ou clamorosa. Engana os homens, fazendo-os acreditar que a felicidade se encontra no dinheiro, no poder, na luxúria carnal. Engana os homens, persuadindo-os de que não precisam de Deus e que eles são auto-suficientes sem necessidade da graça e a salvação. Consegue até mesmo enganar os homens, diminuindo ou fazendo desaparecer o senso do pecado, substituindo a Lei de Deus como critério de moralidade, pelos hábitos ou as convenções da maioria. Persuade as crianças de que a mentira é um modo apropriado para solucionar os diversos problemas , e assim, cria entre os homens uma atmosfera de desconfiança e suspeita.? (Santa Sé,? Apresentação do Novo Rito de Exorcismo? em 26 de Janeiro de 1999).

O? velhinho? de barba branca é sempre alguém que se disfarça para parecer bonzinho! Satanás também se mostra como ?anjo de luz? para enganar! (veja 2Cor 13,14; Apoc 12,9) Haverá uma conexão?!

E assim, quando examinamos os fatos, ficamos surpreendidos grandemente ao saber que a prática dessa observância do Natal não é, afinal, uma prática cristã verdadeira, porém um costume pagão -- um dos caminhos de Babilônia que o mundo continua seguindo!

3 comentários:

  1. Perceberam o quanto nós lutamos contra moinhos de vento em nossa Igreja? De vez em quando se levantam bandeiras de causas totalmente inócuas. É o caso do dia das bruxas, é o coelhinho da páscoa e muitas outras coisas. A última delas tem sido contra o pobre do Papai Noel. Aquele velhinho sorridente de longas barbas brancas e roupa vermelha, símbolo de esperança que povoa o imaginário de muitas crianças. Resolvemos colocar toda a culpa da nossa incompetência, em evangelizar e tocar corações, nas costas do bom velhinho.

    Temos dito que ele é o símbolo do consumismo e não significa o natal. Concordo. Afinal, São Nicolau, ao iniciar a tradição, apenas queria trazer alegria às crianças pobres no natal. Jamais imaginou que a Coca-cola ia dar-lhe uma roupa vermelha e que sua figura ia ser transformada em tamanho ícone do capitalismo. Mas o fato é que temos dado a ele um fardo grande demais para carregar. Tá certo que ele já carrega um saco a altura de tamanha amolação, mas… Haja saco!

    Nunca, na verdade, nos esforçamos para transformar o Menino Jesus em símbolo do Natal. O menino na manjedoura como símbolo de esperança e salvação, não nos lembra o Jesus adulto que carregou no pó das suas sandálias tanto discípulos. Cristo adulto é para nós modelo e mensagem. Do Cristo menino, pouco sabemos. Lembramos dele no natal e só. A ternura do menino nascido num estábulo, não lembra às crianças, aquilo que elas vão necessitar por toda a sua vida adulta: fé. Quando criança, precisamos de coisas palpáveis que façam parte do nosso mundo. Brinquedos, por exemplo. Talvez seja isso que faça com que a maioria das crianças, confie bem mais no velhinho que atravessa os céus em um trenó movido a renas, cheio de presentes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Cidinha. Pax Domini!

    É este o esforço deste simples apostolado, tornar o menino Jesus o centro de nossas vidas, não apenas no Natal, mas em toda realidade em que vivemos.

    Infelizmente o obeso do Papai Noel tem sido a catequese das nossas indefesas crianças neste tempo tão importante da vida litúrgica da Igreja Católica.

    Acredito que a única chance que temos para mudar a realidade em que vivemos é que o Menino Jesus seja gerado e nasça em cada família.

    Mas continuemos, dando a vida, evangelizando, para que o homem que carrega um saco cheio de presentes possa diminuir frente ao Homem Deus que carrega uma cruz, penhor de nossa eterna salvação!

    Fraterno abraço.
    Pax et Ignis!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!

    Conhecia a comparação de São Nicolau com o Papai Noel e até procurei saber mais sobre a atividade de São Nicolau para ver se realmente ele foi modelo do Papai Noel, mas vi, que a inspiração não tinha nada haver, pois o personagem Papai Noel, foi criado pela Coca-Cola com história, idade, estado (casado), endereço, totalmente diferentes e o costume da entrega de presentes é voltado ao comércio, mesmo que falem de dar os presentes, leva a uma expectativa das crianças a brinquedos, que é algo não prioritário para os pais darem ao seus filhos.
    Na minha conclusão pessoal tive o Papai Noel por ser simplesmente um personagem pagão e estar totalmente fora do contexto do Natal, mas gostei desta meditação da questão da mentira, de ser confundido com nossos santos que prontamente apontaria para Jesus menino, e não faria outra coisa senão a caridade inspirando mais caridade, ao invés da pretensão de ser o único bom! E isso é o que faz o personagem Papai Noel ser uma figura a ser combatida, que o comércio possa acontecer, inclusive para os pequenos empresários, mas realmente deveria ser sem o uso de personagens como o Papai Noel parecendo bonzinho mas pretencioso e ainda impondo uma promessa para as crianças que os pais acabam tendo que cumprir. Existem muitos comércios que conseguem fazer suas vendas sem o uso do Papai Noel, então não precisamos deste personagem, precisamos lembrar apenas de Jesus, e viver o Natal com Ele, Natal Feliz é Natal com Cristo!

    Abraços Celito!


    espero que tenha tido um ótimo Natal e que tenha um Ano Novo Renovado com Jesus!

    Até Mais

    ResponderExcluir