“Há de se notar que um indivíduo, vivendo em sociedade, constitui de certo modo uma parte ou um membro desta sociedade. Por isso, aquele que faz algo para o bem ou para o mal de um de seus membros atinge, com isso, a toda a sociedade” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I-II, q. 21, a. 3).
“O detrator é a abominação dos homens (Santo Tomás de Aquino).
“É evidente que somente as criaturas intelectuais são, falando propriamente, à imagem de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, I, q. 93, a . 2).
“O brincar é necessário para (levar) a vida humana (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-II, 168, 3, ad 3).
“É evidente que Deus existe” (Santo Tomás de Aquino).
“Toma cuidado com o homem de um só livro” (Santo Tomás de Aquino).
“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” (Santo Tomás de Aquino).
“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir” (Santo Tomás de Aquino).
“A beleza das ações humanas depende de sua conformidade com a ordem da inteligência, como ensinou Túlio: É belo tudo quanto diz bem da excelência do homem no aspecto em que ele difere dos outros seres” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-IIae, q. 142, a. 2).
“O fim último do universo é o bem do entendimento, que é a verdade” (Santo Tomás de Aquino).
“Uma boa intenção não justifica fazer algo mal” (Santo Tomás de Aquino, “In Duo Praecepta Caritatem”, 1).
“Quero-Te só a Ti” (Santo Tomás de Aquino a Nosso Senhor Jesus Cristo).
“O estudioso é aquele que leva aos demais o que ele compreendeu: a Verdade” (Santo Tomás de Aquino).
“Os professores devem ser elevados em suas vidas, de modo que iluminem aos fiéis com sua pregação, ilustrem aos estudantes com seus ensinamentos, e defendam a Fé mediante suas disputas contra o erro” (Santo Tomás de Aquino, “Contra Retraentes”).
“Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo: 1) que exista e viva; 2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem; 4) deleitar-se com sua convivência; e 5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, II-II, q. 25, a. 7).
“O amigo é melhor que a honra, e o ser amado, melhor que o ser honrado” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologica”, II-II, q. 74, a. 2).
“A amizade diminui a dor e a tristeza” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I-II, q. 36, a. 3).
“Ultima hominis felicitas est in contemplatione veritatis” [A suma felicidade do homem encontra-se na contemplação da verdade] (Santo Tomás de Aquino, “Summa contra Gentiles”, III, 37).
“Ubi amor ibi oculus” [Onde está o amor, aí está o olhar]” (Santo Tomás de Aquino, “Summa contra Gentiles”, III, d. 35, 1, 2, 1).
“Unde per caritatem homo in Deo ponitur et cum eo unum efficitur” [Pela caridade o homem é posto na mesma realidade divina, fazendo-se um com Ele] (Santo Tomás de Aquino, “De Potentia”, IV, 9, ad 3).
“Rogo a Deus como se esperasse tudo d’Ele, mas trabalho como se esperasse tudo de mim” (Santo Tomás de Aquino).
“Assim como Cristo aceitou a morte corporal para dar-nos a vida espiritual, assim também suportou a pobreza temporal para dar-nos as riquezas espirituais” (Santo Tomás de Aquino).
“A humildade faz o homem capaz de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Comentário ao Evangelho segundo São Mateus”, 11, 970).
“A graça não destrói a natureza, antes a aperfeiçoa” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I, q. 65, a. 5).
“Qui sunt in gratia, quanto plus accedunt ad finem, plus crescere debent.” [Aqueles que estão em graça, quanto mais se aproximam do fim, mais devem crescer em espiritualidade] (Santo Tomás de Aquino, “Epistola ad Haebreum”, X, 25).
“Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve crer, saber o que deve desejar, saber o que deve fazer” (Santo Tomás de Aquino).
“Ensinar alguém para trazê-lo à Fé é tarefa de todo e qualquer pregador, e até de todo e qualquer crente” (Santo Tomás de Aquino).
“Sustinere est difficilius quam aggredi” [Suportar é mais difícil que atacar] (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, II-II, q. 123, a. 6, 1).
“Toda e qualquer coisa real possui a verdade de sua natureza na medida em que imita o saber de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, I, 14, 12).
“Espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana” (Santo Tomás de Aquino).
“Quem diz verdades perde amizades” (Santo Tomás de Aquino).
Fonte: www.santotomas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário