sábado, 17 de setembro de 2011

Frases de Santo Tomás de Aquino


“Há de se notar que um indivíduo, vivendo em sociedade, constitui de certo modo uma parte ou um membro desta sociedade. Por isso, aquele que faz algo para o bem ou para o mal de um de seus membros atinge, com isso, a toda a sociedade” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I-II, q. 21, a. 3).

“O detrator é a abominação dos homens (Santo Tomás de Aquino).

“É evidente que somente as criaturas intelectuais são, falando propriamente, à imagem de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, I, q. 93, a . 2).

“O brincar é necessário para (levar) a vida humana (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-II, 168, 3, ad 3).

“É evidente que Deus existe” (Santo Tomás de Aquino).

“Toma cuidado com o homem de um só livro” (Santo Tomás de Aquino).

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” (Santo Tomás de Aquino).

“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir” (Santo Tomás de Aquino).

“A beleza das ações humanas depende de sua conformidade com a ordem da inteligência, como ensinou Túlio: É belo tudo quanto diz bem da excelência do homem no aspecto em que ele difere dos outros seres” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-IIae, q. 142, a. 2).

“O fim último do universo é o bem do entendimento, que é a verdade” (Santo Tomás de Aquino).

“Uma boa intenção não justifica fazer algo mal” (Santo Tomás de Aquino, “In Duo Praecepta Caritatem”, 1).

“Quero-Te só a Ti” (Santo Tomás de Aquino a Nosso Senhor Jesus Cristo).

“O estudioso é aquele que leva aos demais o que ele compreendeu: a Verdade” (Santo Tomás de Aquino).

“Os professores devem ser elevados em suas vidas, de modo que iluminem aos fiéis com sua pregação, ilustrem aos estudantes com seus ensinamentos, e defendam a Fé mediante suas disputas contra o erro” (Santo Tomás de Aquino, “Contra Retraentes”).

“Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo: 1) que exista e viva; 2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem; 4) deleitar-se com sua convivência; e 5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, II-II, q. 25, a. 7).

“O amigo é melhor que a honra, e o ser amado, melhor que o ser honrado” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologica”, II-II, q. 74, a. 2).

“A amizade diminui a dor e a tristeza” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I-II, q. 36, a. 3).

“Ultima hominis felicitas est in contemplatione veritatis” [A suma felicidade do homem encontra-se na contemplação da verdade] (Santo Tomás de Aquino, “Summa contra Gentiles”, III, 37).

“Ubi amor ibi oculus” [Onde está o amor, aí está o olhar]” (Santo Tomás de Aquino, “Summa contra Gentiles”, III, d. 35, 1, 2, 1).

“Unde per caritatem homo in Deo ponitur et cum eo unum efficitur” [Pela caridade o homem é posto na mesma realidade divina, fazendo-se um com Ele] (Santo Tomás de Aquino, “De Potentia”, IV, 9, ad 3).

“Rogo a Deus como se esperasse tudo d’Ele, mas trabalho como se esperasse tudo de mim” (Santo Tomás de Aquino).

“Assim como Cristo aceitou a morte corporal para dar-nos a vida espiritual, assim também suportou a pobreza temporal para dar-nos as riquezas espirituais” (Santo Tomás de Aquino).

“A humildade faz o homem capaz de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Comentário ao Evangelho segundo São Mateus”, 11, 970).

“A graça não destrói a natureza, antes a aperfeiçoa” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, I, q. 65, a. 5).

“Qui sunt in gratia, quanto plus accedunt ad finem, plus crescere debent.” [Aqueles que estão em graça, quanto mais se aproximam do fim, mais devem crescer em espiritualidade] (Santo Tomás de Aquino, “Epistola ad Haebreum”, X, 25).

“Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve crer, saber o que deve desejar, saber o que deve fazer” (Santo Tomás de Aquino).

“Ensinar alguém para trazê-lo à Fé é tarefa de todo e qualquer pregador, e até de todo e qualquer crente” (Santo Tomás de Aquino).

“Sustinere est difficilius quam aggredi” [Suportar é mais difícil que atacar] (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, II-II, q. 123, a. 6, 1).

“Toda e qualquer coisa real possui a verdade de sua natureza na medida em que imita o saber de Deus” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, I, 14, 12).

“Espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana” (Santo Tomás de Aquino).

“Quem diz verdades perde amizades” (Santo Tomás de Aquino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário