terça-feira, 14 de setembro de 2010

RCC: APROVAÇÃO DA SANTA SÉ

DECRETO

"Nós vivemos na Igreja um momento privilegiado do Esprito: declarou Sua Santidade Paulo VI em sua Exortao Apostólica "Evangelii Nuntiandi" (n. 75). De fato, existem muitos sinais pelo mundo onde podemos ver o fruto do Espírito. Correntes, movimentos e testemunhos de santidade renovam a comunhão e a missão da Igreja, apoiados nos dons carismáticos e hierárquicos.

Entre eles estão a Renovação Carismática Católica ou Renovação no Espírito e novas formas de Comunidades de vida que brotem desses dons. O vigor e os frutos da Renovação disse Sua Santidade João Paulo II aos participantes do 6 Congresso Internacional da Renovação Carismática em 15 de Maio de 1987 certamente do testemunho da presença poderosa do Espírito Santo na Igreja durante esses anos que se seguiram após o Concílio Vaticano II. claro que o Espírito tem guiado a Igreja por todo esse tempo fazendo brotar uma grande variedade de dons entre os fiéis. Graças ao Espírito, a Igreja mantém constantemente sua jovialidade e vitalidade. E a Renovação Carismática uma manifestação eloquente desta vitalidade nos dias de hoje, uma afirmação vigorosa do que o Espírito está dizendo às Igrejas (Ap 2, 7), enquanto nos aproximamos do final do segundo milênio.

Para apoiar as realidades bem diversas dos indivíduos e grupos que respondem ao apelo do movimento Católico Carismático, o Escritório Internacional da Renovação Carismática Católica tem dado, desde 1978, uma resposta concreta e positiva facilitando a comunicação e a cooperação entre todos.

Aceitando agora o pedido feito pelo ICCRS para obter o reconhecimento pontifcio, de acordo com o atual Código de Direito Canônico, Analisando os propsitos do ICCRS de serviço e promoção da Renovação Carismática Católica por todo mundo, sob a ao do Espírito Santo (art. 1), tendo uma preocupação especial com a fidelidade dos participantes da renovação carismática, tanto indivíduos quanto grupos, Igreja Católica, e sua obediência ao Santo Papa assim como aos outros bispos, de acordo com os ensinamentos da Igreja (art. 3), Tendo examinado atentamente os Estatutos apresentados pelo ICCRS e consultado diversos canonistas, e após a incorporação nos estatutos de observações feitas pelo Pontifício Conselho para os Leigos e pelo próprio ICCRS em 8 de Julho de 1993, Buscando e fortalecendo um relacionamento mais regular e institucional entre o ICCRS e a Santa Sé, particularmente através do Pontifício Conselho para os Leigos, cujo Vice-Presidente, Bispo Paul J. Cordes, foi nomeado pelo Santo Papa como Conselheiro Episcopal do ICCRS, "ad personam",

Apoiado pelos testemunhos positivos de muitos Cardeais e Bispos sobre o servio empreendido pelo ICCRS em concordância com a comunhão e a missão da Igreja,

Tendo também em mente que em 30 de Novembro de 1990 o Pontifício Conselho para os Leigos reconheceu a Fraternidade Católica das Comunidades de Aliança e Vida, como uma associação privada de fiéis, e na esperança que existir um relacionamento frutífero de diálogo e cooperação entre esta associação e o ICCRS, O PONTIFÍCIO CONSELHO PARA OS LEIGOS DECRETA

O reconhecimento do ICCRS como uma entidade de promoção da Renovação Carismática Católica, com personalidade jurdica, de acordo com o Canon 116, aprovando seus Estatutos, em sua forma original, depositados nos arquivos deste Dicastério.

PAUL J. CORDES - Vice-presidente
EDUARDO CARD. PIRONIO - Presidente
Do Vaticano, 14 de Setembro de 1993, Festa da Exaltação da Cruz

Fonte: www.dicionariodafe.com.br

2 comentários:

  1. Que piada! RC[C] realmente é uma piada! Bando de ignorantes, profanadores e relativistas modernistas, que têm como única finalidade protestantizar a Igreja de Cristo com suas heresias.

    ResponderExcluir
  2. É Anderson isso quem esta dizendo é você um pobre "tradicionalista" que perdeu a visão da verdadeira Tradição da Santa Igreja. Eu prefiro ficar com aquilo que a Santa Sé afirma, e não com sua medíocre opinião. Nos chama de herege e com certeza deve ser contra o Conc. Vaticano II, isso significa oque? Heresia? Ou duvida que o Espirito Santo sempre assiste a sua noiva? Tire a trave e depois sopre o cisco. Estarei orando pela sua vida. Grande abraço! Paz e fogo!

    ResponderExcluir