segunda-feira, 6 de julho de 2009

SONHO X REALIDADE - Qual a diferença?


Por Gustavo Zanforlin

Qual a diferença?
Atuando na Engenharia Civil me deparo com situações em que a realidade dista muito da projetada, pelo fato de sempre adotarmos um coeficiente de segurança, isto é uma prática muito comum para viabilizar o desenvolvimento dos projetos e empreendimentos. Quando calculamos o valor estimado de uma construção consideramos uma margem adicional para eventuais imprevistos, como por exemplo, uma crise financeira, falta dos materiais no mercado ou até mesmo avarias temporais. Na reta final de um empreendimento fazemos um balanço, através de um minucioso controle financeiro e comparamos com o considerado, orçado e projetado no início. Esta comparação chamamos de “Custo x Real”, ou seja, o que projetamos e o que realmente fizemos. Esta comparação nos ajuda e nos direciona para o correto, para que cada dia mais nossas considerações aproxime da realidade.

Daí o tema: Sonho x Realidade. Quero convida-lo a utilizar esta “estratégia” em sua vida para que cada dia mais, seus sonhos e projetos sejam mais próximos da realidade. Para isto é preciso olharmos para traz, olharmos para nosso passado, identificando os projetos que deram certo e as oportunidades que a vida ofereceu. E também analisar o que foi sonhado com o que foi conquistado, quais as diferenças e quais os riscos que corremos que não foram considerados e que não estávamos preparados.

Talvez isto seja difícil, pois nesta hora você percebe que não traçou suas metas e objetivos e apenas deixou a vida te levar “vida leva eu”. Ou isto seja difícil porque suas metas não suportaram os primeiros obstáculos da vida, que o sonho exigiu, cobrou e provou. Ou ainda talvez seus sonhos estejam distantes demais da realidade.

Mas fazer esta comparação nos traz muitos aprendizados, olhar para traz e ver o que éramos e o que somos é um exercício indispensável para nossa auto-estima. E isto tem e deve ser feito principalmente quando estamos tristes e desanimados.

Fazendo esta comparação você aprende que seus sonhos são as forças que o motiva a acordar todos os dias, levantar da cama e enfrentar este mundo. São seus sonhos e projetos que faz você obedecer o despertador. Já pensou nisso? Você é comandado por um aparelho que te desperta na hora que precisa? Não deveríamos acordar na hora em que nosso corpo estivesse pronto, descansado? Mas são nossos sonhos, desejos, deveres e compromissos que nos fazem ser o que somos hoje.

E a realidade dista muito do que sonhamos? Também!

Os jovens são referências de pessoas com lindos sonhos. Encontramos jovens aos 13 anos com sonhos de se casar, ou de ser médicos ou astronauta. Mas quando se deparam com a realidade, os sonhos da infância e da adolescência são praticamente esquecidos e a vida nos explica que cada coisa tem seu tempo.

Então percebemos que as realidades não são o que queremos. Entendemos que as coisas só acontecem quando alguém permite. E este depender das pessoas que nos causa revoltas. É preciso aprender que tudo depende de Deus!

A realidade é o que Deus permite e sonha para nós. E o sonho é o que nós queremos para nós. E para sermos felizes verdadeiramente é preciso que os nossos sonhos sejam os mesmos sonhos de Deus. A criatura foi criada para ser o que o Criador sonhou. Isto faz toda diferença em nossas vidas. Aprendemos que não adianta lutar por um sonho que não é o sonho de Deus. É como nadar contra a correnteza, sentido natural do rio, e assim o sentido natural de nossa vida.

Deseje isto em seu coração, queira sonhar o que Deus sonha para você, e será verdadeiramente feliz. Sua vida terá sentido, passará a amar as simples coisas porque são nelas que Deus nos fala, faça esta experiência: Meu Deus que me ama e quer sempre o melhor para mim, eu quero que Sua vontade se realize em minha vida! Coloque em meu coração os Seus sonhos e projetos. Quero viver o que Deus sonhou para mim! Amém!

Permaneça na Unção!

Gustavo Zanforlim
RCC - São José do Rio Preto

3 comentários:

  1. Nossos sonhos somente são realizados pelo Senhor Jesus em nós! Irmão glória a Deus pela sua vida! Este texto enrriqueceu muito meu blog! Paz e fogoooooo!

    ResponderExcluir
  2. Q maravilha esse texto q me faz lembrar da dependencia de Deus "de ser dependente DEle" em todas as coisas da minha vida.
    E parar de caminhar com minhas vontade pra onde eu quero.
    Esse artigo é um grande chamado de Deus para nós viver inteiro nEle principalmente nos meus sonhos, eu até lembrei de duas passagem na biblia o "Sal 36,4 Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá." e "I Cor 2,9b tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam."
    Parabens Paz e fogo!!!!!

    ResponderExcluir