quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ESPIRITUALIDADE MARIANA


Por Padre Gilmar

A razão para falar de espiritualidade Mariana decorre de sua relação com Cristo, visto que a salvação consiste na comunhão com Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), comunhão que nos é concedida através do encontro existencial com Jesus Cristo: “quem me vê, vê o Pai” (João 14,9). Contudo a mãe de Jesus constitui uma referência única: ela está unida a Cristo, não só no plano biológico, mas espiritual e existencial. Assim, quem se aproxima de Maria, também se encontra numa relação estreita com Cristo e se coloca no seu seguimento.

O termo “espiritualidade” do ponto de vista cristão é a consciência do espírito humano com o Deus revelado na Bíblia. Nesse caso, por espiritualidade Mariana se entende o modo de viver a fé e praticar a Palavra de Deus como Maria, de acordo com a descrição do Novo Testamento. Maria faz parte do Evangelho. É apresentada como aquela que ouviu a palavra de Deus, como a serva que disse “Sim” , como a “cheia de graça” , como modelo original da fé para quem quer se entregar a Deus. Por ter pronunciado o “SIM” foi capaz de se tornar a mãe do Senhor. Aqui está colocada a base de sua função na história da Salvação. Maria é louvada em razão de sua fé (Lucas 1,45). A fé está no início da sua vocação e marcará a sua vida inteira: quando o filho aos doze anos começa a seguir seu próprio caminho, quando em Caná da Galiléia ela fica na retaguarda e até no calvário, quando aguarda a ressurreição. Os Evangelhos mostram Maria fazendo a “peregrinação de fé”. Por isso, ela é modelo das comunidades que crêem.

Maria está sempre a nos dizer: fazei tudo o que Ele vos disser (João 2,5). É para esse objetivo que a espiritualidade Mariana, nas suas multiformes devoções, deve orientar. Neste mês de Outubro, a devoção Mariana é mais acentuada, sobretudo pela celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida e pelo Círio de Nazaré em Belém do Pará, entre outras comemorações. Faz bem recordar que nem toda devoção Mariana identifica-se com a espiritualidade; não basta reavivar a devoção para despertar a espiritualidade Mariana. Em primeiro lugar, a espiritualidade Mariana não se refere a peregrinações, imagens, etc., mas em estabelecer a relação com Deus. Por isso, a verdadeira espiritualidade Mariana não consiste tanto em rezar a Maria, mas rezar como Maria.

Padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto
Paróquia Senhor Bom Jesus
Votuporanga - SP
http://www.bomjesusvotuporanga.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário