quarta-feira, 15 de julho de 2009

REANIMA, POIS O TEU ZELO - Formação para Grupo de Oração


Por Celito Garcia

“Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor.” (Rm 12,11)

Graças à providência de nosso Senhor tive a oportunidade e a graça de participar do XVIII Congresso Nacional da RCC realizado na Canção Nova – terra consagrada – onde Jesus foi declarado Senhor em todos os momentos de oração e pregação, já que o tema do congresso era “Jesus Cristo é o Senhor” (Fl 2,11).

Jesus é o centro de nossa fé! É nosso dono! Por isso devemos ter um grande zelo naquilo que Ele nos chamou a ser na Igreja.

Voltei muito meu olhar para meu grupo de oração enquanto estava no congresso, Deus foi me dando direções e inspirações importantes que me fizeram escrever este artigo.

Voltando nosso olhar para nossos Grupos de Oração sempre ouvimos falar do zelo: “Tenha zelo irmão organize seu grupo, seu núcleo, sua intercessão, sua perseverança, seus servos e por ai vai.”

Na maioria das vezes quando o zelo é solicitado em um Grupo de Oração é pra organizar. Enquanto existir grupo de oração, teremos que organizar sempre.

O que não podemos deixar acontecer é que essa tal organização supere a evangelização nos nossos Grupos de Oração. Muitos de nossos Grupos de Oração deixaram de crescer porque ficamos só organizando e deixamos de evangelizar.

Não estou dizendo que a partir de agora iremos deixar nossos grupos totalmente desorganizados para evangelizar mais, não é isso. Mas devemos sim voltar o nosso zelo – e um zelo fervoroso – a evangelização, que é o nosso maior chamado. A Renovação Carismática Católica tem como vocação evangelizar a partir do Batismo no Espírito Santo, para que essa evangelização tenha fruto é necessário que ela aconteça tendo como ponto de partida nossos Grupos de Oração.

Pode perceber, quando os participantes do Grupo de Oração começam a deixar de participar é porque nós deixamos de olhar para o povo, e com certeza estamos passando por uma organização – que muitas vezes é necessária mesmo – estamos em todos os núcleos discutindo as novas mudanças, e o pior é que muitas vezes nem estamos ouvindo a Deus para realizar essas mudanças, essas organizações.

Se nosso Grupo de Oração esta as mínguas, o povo não esta aparecendo, na maioria das vezes é porque os servos estão desanimados e não estão mais a fim de evangelizar, daí surge à necessidade da organização, que vai fazer com que o grupo perca um pouco sua essência evangelizadora.

Veja só, se seu Grupo de Oração se encontra frio, o povo não esta vindo mais pode ter certeza que alguns desses itens vão se identificar com sua equipe de servos:

• Não estão mais pastoreando os participantes;
• Não estão visitando de casa em casa;
• Não estão visitando mais os doentes;
• Não existe núcleo;
• Não existe intercessão;
• Não existe adoração;
• Não são mais usados os carismas;
• Não estão em unidade com o regional e com a diocese;
• Não participam mais de encontros e formações;
• Não escutam mais o Senhor;
• Não participam dos sacramentos;
• Não existe mais pregação do Evangelho;
• Não existe mais clamor pelo Batismo no Espírito;
• Não existe mais oração de imposição de mãos;

Entre tantas outras coisas que não caberiam neste artigo. Vejam bem queridos, devemos organizar, mas devemos evangelizar também, muitas das necessidades de nossos Grupos de Oração não podem ser resolvidas com reuniões, e sim com um avivamento, na verdade um reavivamento, pois um dia já recebemos a graça do Batismo no Espírito Santo.


“Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te.” (Ap 3,19)

Reanima teu zelo irmão, reaviva seu Grupo de Oração!

Se continuarmos somente olhando para aquilo que temos que organizar em nosso grupo, e só depois de organizado iremos evangelizar, ficaremos por toda nossa existência organizando e nunca iremos evangelizar, pois sempre teremos algo a organizar em nossos Grupos de Oração.

A Igreja necessita de uma Renovação Carismática Católica – Grupos de Oração – evangelizadora, que testemunhe o Senhorio de Jesus como os apóstolos, que tenha um zelo profundo pela evangelização. Precisamos de uma ação evangelizadora em nossos Grupos de Oração!

Se você quer um Grupo de Oração cheio de participantes, com muita unção e fogo de Deus, evangelize. Saia visitando os participantes que não vão mais realize adorações, noites de louvor, noite carismática, peça a Deus inspiração, escute a Deus, faça e chame toda a comunidade, claro que tudo com autorização e direção do coordenador regional e diocesano e também do Padre, não vá sair também fazendo um monte de coisa sem a direção dos pastores e líderes, isso seria um escândalo. Convide as pessoas a participar do seu Grupo de Oração, fale bem do seu grupo para os outros. Este é o momento de iniciarmos uma nova evangelização, em nossa realidade.

Nosso coordenador nacional da RCC Marcos Volcan, em um momento de sua pregação no XVIII Congresso Nacional olhou e apontou o dedo para a câmera e disse: “você que ainda não conhece um Grupo de Oração, procure um, pois vai mudar a sua vida”. É dessa evangelização que estou falando, se acreditamos que Deus age em nossos Grupos de Oração, precisamos que as pessoas experimentem tudo o que estamos experimentando. Pois Deus já esta fazendo cair sobre nós os primeiros pingos da chuva da primavera, aproveitemos, pois é hora de colher os frutos.

Organize tudo o que tem q ser organizado em seu Grupo de Oração, mas não se esqueça do seu chamado de Apóstolo da Efusão do Espírito Santo, evangelize, pois existe um mundo inteiro a ser renovado, pra ficar mais fácil, comece pela sua comunidade, pelo seu povo.

Devemos para com o “falso zelo” de que estamos organizando por isso demos um tempo na evangelização, se assim continuar será mais difícil de evangelizar depois, pois teremos que arrancar das seitas os nossos batizados.

Termino com São Paulo escrevendo aos Romanos, e espero que não nos enquadremos em sua exortação.

“Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento.” (Rm 10,2)

Celito Garcia
RCC - Votuporanga

Um comentário:

  1. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOh GLORIA!!!!!!,
    irmão vc falou tudo o q eu sempre senti no meu coração usando em outra palavras "AMAR A MISSÃO Q DEUS ME DEU", q benção irmão aqueles itens quase todos acontecem no meu grupo, rsrsrsrs. Mas o Senhor esta reavivando louvado seja Deus por isso.

    ResponderExcluir